clínica  equipe médica  cirurgias  informações gerais  fotos  dicas gástricas  links  contato 


 

Hemorróidas
O que você precisa saber para prevenir e tratar

 

O que são hemorróidas?

Hemorróidas são dilatações tortuosas dos vasos sangüíneos da região anal (varizes), que podem sangrar, causar dor e prurido (coceira).
Existem dois tipos de hemorróidas:

- Hemorróidas internas: localizadas na parte interna do ânus.
- Hemorróidas externas: localizadas na parte externa do ânus.

Em alguns casos, uma mesma pessoa pode ter hemorróidas internas e externas, denominadas hemorróidas mistas.

Quais são as principais causas das hemorróidas?

As hemorróidas podem aparecer quando houver aumento da pressão nas veias da região anal dificultando a circulação do sangue e dilatando os vasos. Isto geralmente ocorre pelo maior esforço para a eliminação de fezes secas e endurecidas. Um dos principais fatores que contribui para o aparecimento ou agravamento das hemorróidas é a constipação intestinal (prisão de ventre).
Existem outros fatores que também podem facilitar o aparecimento ou agravamento das hemorróidas, como a idade avançada, hereditariedade, esforços exagerados em levantar objetos pesados, gravidez e obesidade.

Quais são os sintomas das hemorróidas?

Embora muitas pessoas tenham Hemorróidas, nem todas têm sintomas. Hemorróidas não costumam ser perigosas ou representar um risco para vida. Muitas vezes os sintomas podem passar em poucos dias, mas ao primeiro sinal de um dos sintomas descritos abaixo, recomenda-se consultar um médico imediatamente. Entre os principais sintomas das hemorróidas podemos citar:

- Sangramento – de cor vermelho vivo, o sangramento através do ânus ocorre freqüentemente durante ou após a evacuação, gotejando no vaso sanitário ou manchando o papel higiênico.
- Dor – ocorre principalmente quando houver inflamação nas veias por obstrução (trombose) ou prolapso.
- Ardência anal – provocada principalmente após a ingestão de comidas condimentadas.
- Prolapso – quando as hemorróidas se exteriorizam e ficam para fora do ânus.
- Excreção de muco – eliminação de muco ao evacuar.
- Prurido anal – sensação de coceira na região anal.


Como as hemorróidas são diagnosticadas?

O diagnóstico das Hemorróidas requer obrigatoriamente avaliação médica através do exame proctológico (exame local). O sangramento anal e outros sintomas podem ser manifestações de outras doenças digestivas, incluindo o câncer colorretal (câncer intestinal), por isso, o exame proctológico completo é muito importante para afastar a suspeita de outras doenças e realizar o diagnóstico correto.
Na avaliação proctológica o médico examinará o ânus e o reto procurando veias dilatadas do plexo hemorroidário. A anuscopia (visualização interna do reto), permite ao médico um diagnóstico mais preciso sobre a situação clínica. Outros exames como a sigmoidoscopia e colonoscopia às vezes são necessários para examinar as partes mais altas do intestino grosso, que podem conter doenças cujos sintomas podem ser confundidos com Hemorróidas.

Como tratar as hemorróidas?

O tratamento das Hemorróidas pode ser clínico e cirúrgico. O tratamento clínico tem como objetivo aliviar os principais sintomas das Hemorróidas e evitar o seu agravamento, incluindo mudanças no estilo de vida. Na presença de sintomas recomenda-se:

- Lavar o ânus cuidadosamente com água após a defecação, enxugando apenas com toalha felpuda. Evitar o uso de papel higiênico.
- Realizar higiene local com água morna.
- Utilizar medicamentos em pomadas e supositórios de acordo com a orientação médica. NÃO SE AUTO-MEDIQUE.
- Dar preferência para a utilização de roupas íntimas de algodão, que proporcionam maior conforto.
- Adotar uma dieta rica em fibras e líquidos. O uso na alimentação diária de fibras alimentares auxilia a eliminação de fezes, tornando-as mais macias e fáceis de serem eliminadas. A prevenção dietética mais eficiente inclui uma alta ingestão de fibras. Em alguns casos o médico poderá orienta-lo a complementar a ingestão de fibras com medicamentos naturais e com alta concentração de fibras vegetais. Lembre-se que o aumento no consumo de fibra deve ser gradual, acompanhado com o aumento no consumo de água.
- Evitar ingerir alimentos condimentados, como pimentas e temperos.

Tratamento cirúrgico

Em alguns casos, as Hemorróidas precisam ser tratadas cirurgicamente. Várias técnicas cirúrgicas podem ser aplicadas, dependendo de cada caso. Quando necessário, seu médico discutirá com você a melhor opção cirúrgica para cada caso em particular.

Dicas para uma melhor ingestão de fibras

Caso sua dieta seja pobre em fibras, inicie gradualmente com ingestão de alimentos ricos em fibras e aumente diariamente conforme tolerância.
A preparação culinária e o processamento dos alimentos podem alterar a quantidade e a função das fibras no organismo.

7 dicas de ouro para prevenir o aparecimento das Hemorróidas

1. Mantenha uma alimentação saudável, rica em fibras: frutas, verduras, legumes e cereais.
2. Faça refeições regulares (café da manhã, almoço e jantar) e coma devagar, mastigando bem os alimentos e evitando a ingestão em excesso de alimentos constipantes, tais como: massas com farinhas refinadas, batata, chocolate, chá mate e chá preto.
3. Beba líquidos em abundância. Inclua em sua dieta muita água e sucos naturais na quantidade mínima de 2 litros diários.
4. Vá ao banheiro sempre que tiver vontade. Deixando para depois as fezes podem ficar secas e endurecidas, difíceis de serem eliminadas.
5. Evite o uso abusivo de laxantes. Utilize medicamentos apenas com orientação médica.
6. Faça exercícios com regularidade. Comece caminhando, pedalando ou nadando no mínimo 3 vezes por semana. Aumente o tempo progressivamente, respeitando o seu condicionamento físico.
7. Evite ficar longas horas do dia na mesma posição. Mesmo durante o horário de trabalho procure caminhar com freqüência por alguns minutos, evitando permanecer sempre sentado.

Os 10 mandamentos para quem sofre de hemorróidas

1. A doença hemorroidária é muito freqüente na população em geral e deve-se sempre estar atento para os sintomas da mesma. Os sintomas mais comuns são: sangramento anal, purido (“coceira no ânus”), prolapso (saída do mamilo hemorroidário para fora do ânus) e incômodo anal.
2. Nestes casos consulte sempre o seu médico. Ele é o único profissional credenciado a avaliar seu problema e determinar o tratamento mais adequado.
3. Não dê ouvidos a conselhos de pessoas leigas e não se trate com produtos populares e de livre escolha. Isto poderá lhe trazer complicações.
4. Você deve tomar cuidado com sua alimentação. Evite alimentos gordurosos e condimentados. Dê preferência a alimentos ricos em fibras, cereais, frutas, legumes e verduras.
5. Procure fazer refeições regulares. Habitue-se a comer todos os dias nos mesmos horários.
6. O uso de laxantes é prejudicial. Evite-os.
7. Quanto ao vestuário íntimo é bom saber que os tecidos sintéticos prejudicam a respiração da pele e podem até causar irritações. Use somente roupa íntima confeccionada em algodão.
8. A higiene da região anal é de fundamental importância. Evite o uso de papel higiênico sempre que possível. Lave a região anal com água e sabonete, esta é a higiene adequada, válida também para quem não sofre de hemorróidas.
9. Vá ao banheiro sempre que sentir vontade, porém permaneça no vaso sanitário apenas pelo tempo necessário, evitando as leituras que são comuns a várias pessoas nesta condição.
10. Pratique exercícios físicos. O melhor é andar todos os dias.


voltar